sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ARARIPINA: Secretaria de Meio Ambiente coloca criatório de mosquitos da dengue em praça pública



A Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Araripina, na tentativa de criar uma decoração de natal "sustentável", trouxe para praça pública o que deveria estar sendo combatido justamente neste período de início de chuvas. A contenção da proliferação do mosquito da dengue o "Aedes Aegypt", mas como sabemos os pneus colocados lá além de estar contido de ferro na sua composição, também possui a borracha e é muito prejudicial principalmente para as crianças que ali brincam.

Outra doença que o mesmo mosquito está trazendo agora é a chikungunya, essa por sua vez em alguns casos é mais perigosa do que a dengue, causando além dos sintomas causados pela dengue, causam dores musculares que podem acompanhar o infectado por meses, tornando-se parecida com artrite reumatoide, as quais podem se tornar deformidades.

Mas, voltando à ornamentação da praça do hospital, principal praça da cidade, ano passado existia uma ornamentação mais barata, mais ecologicamente correta e já estava pronta. Eram os arranjos confeccionados com garrafas pet. Por sinal até mais bonita do que a atual decoração.

O perigo corre solto com aqueles pneus na praça, principalmente por conta das crianças que ali brincam. Ficam subindo e descendo de uma pirâmide feita no meio de um dos canteiros com pneus erguidos, aqueles mesmos que estão acumulando água.

Foto: Damião Sousa
Já virou motivo de chacota essa decoração ridícula que estão realizando na cidade. Tanto que chegaram a dizer que a borracharia Silva do nosso ilustre Damião, estaria completamente prejudicada, tendo em vista que a Prefeitura de Araripina faz concorrência desleal ao abrir uma borracharia em praça pública para competir com o mesmo.

O que me impressiona mesmo é que a Secretaria de Saúde da cidade recebeu a algum tempo atrás dois prêmios pelo trabalho realizado, mas espera ai!!!


As Secretarias de Saúde e Meio Ambiente não trabalham em conjunto? E o trabalho que os agentes de endemias realizam provavelmente não servirá de nada perante tamanho absurdo que está sendo feito nestes canteiros.

Secretários, façam um favor a vocês mesmos, realizem um trabalho em conjunto para que não venha a acontecer casos mais graves de doenças que a cidade não está preparada para suportar. Já não basta os absurdos que acontecem no Hospital e a quantidade incontrolável de acidentes que ocorrem a cada final de semana no município?!

Deixaremos o espaço para que as Secretarias possam dar suas versões às críticas.


0 comentários: